›› Sobre a ABL ›› Soluçőes ›› Equipe
›› Amazônia e Mundo ›› ABL Notícias
ARTIGOS
23/06/2017   |
#ABLmentoring

Mentoring: Quando a experiência ensina e inspira o outro

Por

Entendi a importância do Mentoring e talvez seu mais completo significado, quando em conversas, às vezes nas mais informais, me dava conta de que alguns ouviam com atenção inclusive, de tomar notas; digo isso sem modéstia, porque o que acontecia nesses momentos, era um peculiar interesse em ouvir experiências, meus relatos pessoais de desempenho, minhas reações e respostas em momentos de crise, o jeito de lidar com o outro, minha capacidade de buscar inspiração e inspirar, além de indicações de dress code na parte mais leve e recomendações técnicas: leituras que faço e filmes que assisto que de alguma maneira inspiram gestores.

Percebi que, como nos primórdios, o ser humano sempre buscou encontrar nos outros, fonte e palavra, alguma coisa que desse significado, alento, calma ou encorajamento a ideias e projetos. Um aconselhamento que confortasse, em perspectiva além das formalidades profissionais, aproximando-se do emocional, às vezes, - esse sim, grande empecilho de passos mais largos, exigindo então que se mantenha o cuidado de ver e sentir, mas não descuidar-se do foco da tarefa.

Descobri, em minha própria experiência, recente e intensa ao mesmo tempo, que tinha muito a dizer e esse exercício era provocador para mim e para aqueles que se transformaram em mentoreados ou potenciais. Mas há técnica nisso, metodologias cujo objetivo é intervir para resultados práticos e performance, fortalecimento em áreas de certa fragilidade, reforço e sustentação de pontos fortes e muita ação nas neutralidades.

No Mentoring, realidade, vivência e responsabilidade com o outro, é tríduo sagrado, pois ficamos comprometidos assim, com o rigor e profissionalismo necessários nessa missão. Imprimir um distanciamento importa para uma atuação solidária, mas isenta do envolvimento emocional, que mina o processo, contaminando-o e tornando nebuloso o percurso. Matrizes existem para fazer um diagnóstico completo e à medida que se consagrem os ganhos, avançamos em etapas cujo monitoramento e atenção são constantes, garantindo avaliação e intervenções contínuas.

Mentorear, insistindo na às vezes gasta palavra, é compartilhamento puro, oportunidade de nós mesmos realizarmos nossa própria contabilidade, ciência rigorosa com perdas e ganhos, essencial para orgulhar-se no final, alegrar-se no final e ficar feliz com o outro crescendo em toda sua capacidade e potência e ter um pouco de você nessa história. O Mentoring me deu um sopro de vitalidade, e o passado vive voltando reenergizado com os sonhos e expectativas dos outros. E isso é pura jovialidade! Mentoring e suas imensas possibilidades de contar boas histórias e acabar inspirando - muito orgulho nessa hora!

Imprimir Enviar por e-mail Compartilhar
Comente

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:

© Copyright 2017 ABL Consultoria - Todos os direitos reservados.